Phalaenopsis/Denphal

 

 

PHALAENOPSIS
 
Essas lindas orquídeas não são comuns como espécies puras em coleções, sendo a maioria das mais conhecidas híbridos gerados de sementes, e depois reproduzidas do caule.
Conhecida por se adaptar bem até em apartamentos de centros urbanos, a Phalaenopsis é uma planta que precisa de regas a cada 7-15 dias, dependendo da época e tolera bem temperaturas mais elevadas. O cultivo ideal é em estufas quentes, precisando de muita sombra.
Há dois tipos principais: o padrão e o miniatura. O primeiro pode chegar a 1 m de altura, enquanto as miniaturas ficam em torno de 30 cm. Ambos têm a estrutura bem semelhante, diferindo apenas no tamanho.
 
 
DENPHAL

Estas exuberantes flores, dispostas em torno de elegantes hastes que nascem acima de pseudobulbos em forma de cana, fazem desta orquídea híbrida um sucesso de vendas junto ao público em geral. Ela pode ser encontrada em uma grande variedade de cores e sua floração apresenta uma boa durabilidade. Sua popularização tornou possível encontrar esta orquídea em todos os lugares, de elegantes floriculturas a feiras e supermercados.

 

O MITO EM TORNO DO DENPHAL

O único porém, dentre todas estas características positivas, é o seu nome. Popularmente conhecida como Denphal, esta pobre orquídea é vítima de uma série de equívocos e polêmicas. A junção dos prefixos ‘Den’ e ‘Phal’ leva muitos a acreditarem que se trata de um híbrido resultante do cruzamento entre Dendrobium e Phalaenopsis. No entanto, isto não é verdade. Devido às grandes diferenças entre estes dois gêneros de orquídeas, jamais poderia haver um descendente viável desta mistura.

O apelido infeliz surgiu devido ao fato do Denphal produzir uma floração que lembra muito à da orquídea Phalaenopsis, composta por uma longa haste portando flores em forma de borboleta.

 

A VERDADE

O grande problema é que algumas pessoas não respondem delicadamente à dúvida dos novatos. Ninguém, fora do meio, é obrigado a saber que é impossível cruzar Dendrobium com Phalaenopsis. E o nome ‘Denphal’ não ajuda muito a esclarecer esta polêmica.

 

CONCLUSAO

Para resumir toda esta confusão, o importante é saber que Denphal não é resultado do cruzamento entre Dendrobium e Phalaenopsis. Também não se refere à espécie Dendrobium phalaenopsis, descrita no século XIX.

Trata-se apenas de um híbrido de Dendrobium, mistura de várias espécies dentro do proprio genero.

Mostrar:
Classificar por:
Não existem produtos cadastrados nessa categoria.
.